O processo da Maturidade (Parte 1 – Deus em nós)

Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 1 Pedro 5:10

Atualmente muitos cristãos, estão enfrentando várias dificuldades por não entenderem que precisam passar por um Processo de Amadurecimento. Muitos estão buscando ajuda em homens, entretanto, esses processos baseados em autoajuda, mentoria, e muitos outros métodos tem falhado.

Para entendermos sobre o processo de Maturidade, falaremos sobre a vida do apóstolo Pedro.

Pedro era apenas um pescador barulhento, profano, imaturo e genioso, cujo traço mais evidente era a sua impulsividade.

Pedro tinha o temperamento sanguíneo, um homem emocionalmente instável, explosivo, inquieto, egoísta, inseguro, indisciplinado temeroso, falastrão.

Abaixo veremos alguns traços que marcavam a vida deste homem:

Pedro era um homem impulsivo e medroso  –  Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!  Mateus 14:28-30

Pedro era Falastrão – E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. Mateus 17:4,5

Pedro era Incontrolado e AgressivoEntão, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco. João 18:10

Pedro era Egoísta e ImprudenteE Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. Mateus 16:22,23

Pedro era MentirosoOra, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu. Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem.
Mateus 26:69-72

Com essas atitudes de Pedro, Satanás quis ter direito a sua vida, pois ele havia dado legalidade ao Diabo, mas Jesus intercedeu por ele. Quantas vezes, Jesus tem intercedido por nós, sabendo que quando formos maduros, nossa vida servirá de exemplo para muitos? “ Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos”. Lucas 22:31,32

O processo de Maturidade espiritual começa somente em Deus, Pedro começou ter sua vida mudada, seus temperamentos transformados, quando deixou Cristo guiar sua vida. No dia de Pentecostes, vemos Pedro sendo cheio do Espírito Santo, iniciando assim o processo de Maturidade em sua vida.  Contudo, não devemos nos esquecer, que o processo de maturidade é iniciado por Deus, através de Cristo Jesus e por meio do Espírito Santo.

E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e fundamentar. 1 Pedro 5:10

Esse é o processo de Amadurecimento na vida de uma pessoa cristã. Portanto, precisamos deixar que Deus inicie e continue esse processo, veja abaixo:

 Ele mesmo vos aperfeiçoará (Completar, preparar, equipar, ajustar).

Ele mesmo vos confirmará (Tornar estável, constante).

Ele mesmo vos fortificará (Tornar Forte, fortalecer).

Ele mesmo vos fundamentará (Colocar fundamento, estabelecer).

Que possamos deixar Deus, iniciar e manter seu processo de Maturidade Espiritual em nossa vida.

Em Cristo,

Pastor Flavio Damiano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *